quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tamboril será palco de exposição cultural

Artista Plastica Crateuense lança "Vidas Secas" em Tamboril

Exposição “Vidas Secas” da Artista  Plástica  Crateuense Hilda Cristina ,  é inspirada na obra literária “Vidas Secas” de Graciliano Ramos.  A Exposição consiste na amostra cultural de doze trabalhos confeccionados com material diverso e alternativo ( argila, raízes, sementes, talheres, pallet e etc. ). A amostragem artística é o retrato da poética de Graciliano, evidenciando sua  tônica na crítica social e no realismo  que mostra a dura realidade do homem nordestino e seu destino determinado pela seca.  A Amostragem consiste na utilização diferentes espaços  públicos e culturais da cidade de Crateús e cidades vizinhas.
Exposição com  Amostra de doze trabalhos artísticos, sendo dez telas e duas esculturas, com a utilização de técnica de pintura em tela, colagem mista de madeira com metais, a reutilização de talheres na confecção de esculturas e a confecção de telas com o reaproveitamento de sementes nativas do nosso Sertão dos Inhamuns, terra tão ressequida, porém abundante na diversidade de cactos e sementes.  Retratando em “vidas secas” a realidade do homem nordestino, um eterno retirante  em busca de trabalho e comida, e também a problemática da seca como fator  condicionante de sua moral e de seu comportamento.
A Exposição “Vidas Secas” é essencial no foco de nossa cultura como crítica social a toda pobreza existente em nosso sertão nordestino, pois assim como a obra literária de Graciliano a Amostragem Cultural vêm abordar as relações sociais de forma crítica, descrevendo uma paisagem dura, amarga, que revela os desafios que o homem nordestino, “castigado”  pela seca, que precisa enfrentar um ambiente em que a sugestão  da morte e da destruição é mais forte do que a esperança de vida: “ A caatinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O voo negro dos urubus  fazia círculos altos em redor de bichos moribundos” (Idem, p. 9-10).
Essa citação do romance de Ramos exemplifica a ideia contida na Exposição Vidas Secas, que mostra  a condição de vida miserável que a seca impõe aos nordestinos, num realidade em que a perspectiva mais plausível era a morte. Assim, a problemática da seca não é trabalhada apenas como a temática do livro, mas também é alvo da crítica social , mostrando como a seca condiciona o ser humano, animalizando-o, adestrando-o para que seja incapaz de assumir seu papel de homem social e, assim, não questionar a realidade absurda que o cerca: as opressões e a falta de interesse da política brasileira em transformar a situação dos sertanejos.
Imagens ” Vidas Secas” 
VIDAS SECAS 4
VIDAS SECAS 3
VIDAS SECAS

VIDAS SECAS2
Espaço Cultural do Banco do Nordeste
Dia: 31 de Maio de 2013, ás  19:30 horas
Tamboril- CE
Artista Plastico: Hilda Cristina

INFORME PUBLICITÁRIO
A MELHOR PICANHA DA CIDADE ACOMPANHADO PELO DELICIOSO ARROZ PIAMONTESE É NO BAR DA PICANHA ORG. LUIS CARLOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corisco, cangaceiro do bando de Lampião, é absolvido em júri épico realizado em Piranhas no Sertão de Alagoas

Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, fazia parte do bando de Lampião — Foto: Arquivo Pessoal Um dos personagens mais famosos do Cangaço...