quinta-feira, 17 de maio de 2012

Crise no abastecimento dágua é iminente

Todo ano é a mesma celeuma, com exceção dos anos em que o período invernoso é classificado como de regular a bom à exemplo do ano passado. Mas, este ano com a quadra irregular, com a média pluviométrica aquém do esperado, volta -se à discussão da problemática hídrica no município. De acordo com a FUNCEME choveu em Nova Russas pouco mais de 420 milímetros e a perda na lavoura ultrapassou os 70%, segundo técnicos da Ematerce. Quanto as chuvas é aceitável do ponto de vista, fenômenos da natureza, são variações climáticas que ocorrem a cada ano. Agora,a problemática, hídrica é recorrente, quando a coisa aperta, o inverno é irregular, aí se faz reuniões para debater como vai ficar o abastecimento dágua em nossa cidade. Se promove seminários, reuniões, com técnicos da COGEHR e nada de solução para a resolutividade da questão. O açude Farias de Sousa está com pouco mais de 30% de volume dágua, o que quer dizer que daqui há 6 meses, estaremos numa grande luta, para conseguirmos algumas gotas do precioso líquido, aliás deve começar de agora uma intensa campanha de racionamento.Ora, se houve desde a sua construção, deslizes técnicos e falta de planejamento futuro, é lógico que o açude Farias de Sousa com a sua capacidade de armazenar água, não suportaria por décadas demandar consumo humano numa cidade em que sua densidade demográfica cresce consideravelmente e por conseguinte o fluxo imobiliário também. Falta força política e comprometimento para agir e procurar meios que garantam estabilidade, sob pena de uma iminente crise de abastecimento dágua. Entra prefeito, sai prefeito e nessa ciranda pouco ou nada se apresenta projeto ou proposta para o setor. Em ano de eleições os pré- candidatos estão preocupados nas alianças e acordos políticos, na acomodação de cargos nos famigerados cabides de emprego, com o intuíto de se locupletarem, para o êxito nas eleições vindouras. Enquanto isso o povo no picadeiro faz o papel de palhaço, rindo e batendo palmas para políticos que afrontam a diginidade na ausência do senso crítico, do conhecimento dos direitos da maioria dos cidadãos que negociam seus votos, não sabendo eles que as consequências virão depois. É o povo de  Nova Russas que precisa urgentemente reagir e dar uma resposta aos ditames do protagonismo farçante e individual de grupos políticos que se digladiam em face de interesses pessoais.

                                                      AÇUDE FARIAS DE SOUSA

Açudes: Farias de Sousa, o maior com capacidade 12.253.000m³, localizado no riacho Curtume ao sul do município, a uma distância de 6Km é a fonte maior de abastecimento d'água da cidade, Além desse, há o Canafistula e o Linhares, de médio porte e 80 outros de pequeno porte; geralmente construídos e ampliados pelos programas de combate à seca. Juntos acumulam 40 milhões de m³ d'água em média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vini é 6º jogador mais bem pago do mundo; veja valores e o top 10 da Forbes

Vinícius Júnior está entre os dez jogadores de futebol mais bem pagos do mundo. Em levantamento divulgado pela revista Forbes, o brasileiro ...