segunda-feira, 15 de junho de 2015

Campanha da Fraternidade

Lula disse na convenção do PT que todo militante do PT é obrigado a contribuir com o partido

TRE-CE começa os preparativos para as eleições dos Conselhos Tutelares em todo o Estado



O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará trata dos preparativos para as eleições dos Conselhos Tutelares, nos 184 municípios do Ceará, marcada para o dia 4 de outubro deste ano. O TRE-CE cederá as urnas eletrônicas e dará todo o suporte aos integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, com orientações sobre as etapas da eleição.

As primeiras reuniões com os representantes da Comissão Eleitoral, responsável pelo processo eleitoral de cada município, estão sendo realizadas desde o dia 4 de maio, na sala de treinamento do próprio TRE, em Fortaleza. 

A Seção de Apoio às Eleições (SECAE) do TRE, responsável pela realização das eleições não oficiais e cessão das urnas às diversas entidades da sociedade, está à frente da organização dos trabalhos. Quinze servidores da Justiça Eleitoral irão colaborar nas seguintes atividades:

- inserção dos dados de eleitores, candidatos, seções, e locais de votação nos sistemas;

- geração das mídias;

- carga das urnas;

- verificação de fotos;

- entrega das urnas.

Os cartórios Eleitorais também contribuirão nas atividades de treinamento de mesários, que serão convocados pelos próprios Conselhos Tutelares de cada município, além de oferecer apoio técnico, inclusive na totalização dos votos.

As eleições envolverão todo o eleitorado de cada município, que estará apto a votar nas urnas. Por isso, exigirá do TRE uma atenção especial na colaboração com os Conselhos Municipais, responsáveis pela condução dessas eleições, que possuem dimensão de eleições municipais, devido à sua complexidade.

Levantamento revela que quase 90% das obras em UPAs estão atrasadas


Foto Blog Sobraldeprima

Quase 90% das Unidades de Pronto Atendimento - as UPAs - estão atrasadas pelo Brasil, a começar pela de Sobral, que esta servindo de criatório de bodes.  Essas unidades, são fundamentais para evitar a superlotação dos hospitais com atendimentos que não são de emergência.

O levantamento do Tribunal de Contas da União mostrou ainda que muitas obras não só estão atrasadas, estão abandonadas. É desperdício que não acaba mais, e não é de hoje. Quem já construiu sabe que não dá para sair de perto da obra, tem que ficar de olho para nada saia errado. Nas obras públicas, isso é feito com gestão, com cuidado no uso do dinheiro do contribuinte. O TCU considerou que o Ministério da Saúde não monitora essas construções, apesar de investir dinheiro nelas.

Teve atraso, teve obra não entregue, teve de tudo. Uma UPA, em Feira de Santana, na Bahia, tem parede, mas teto não. A obra ficou um ano parada, foi retomada e agora a previsão é para setembro, mais de dois anos depois do prometido.

“Na hora da política todo mundo aparece, é bonzinho. Só promessa. Na necessidade ninguém vai cumprir o necessário”, diz a comerciante Graça Gomes.

Em Santa Bárbara do Oeste, São Paulo, olhando de fora parece que a UPA Santa Rita está pronta, mas não. Faltou pouquinho, mas faltou. A construtora que fazia a obra não cumpriu o contrato. Agora quando ela vai funcionar ninguém sabe.

“É muito relaxo, muito relaxo mesmo, que isso aí já era para estar pronto há muito tempo”, afirma a aposentada Genilda da Paz.

“Faz algum tempo que ela está parada. A população do nosso bairro ela necessita, porque muitas vezes a gente tem que sair daqui para ir lá no centro médico, e chega lá está tudo congestionado. E é do outro lado da cidade”, diz o motoboy João Paulo do Amaral.

Ao todo, 43 municípios foram visitados em todas as regiões do país. Neles, 88% das UPAs estavam atrasadas. As outras foram concluídas, mas 76% delas bem depois do previsto.

Matéria do Bom Dia Brasil

Travestis transexuais podem pedir nome social no Enem a partir de hoje



Candidatos travestis e transexuais poderão solicitar a partir de hoje (15) o uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela internet. Para isso, basta acessar a página de inscrição do exame e enviar os documentos solicitados. O prazo para que isso seja feito é dia 26 de junho.

Podem solicitar o uso no nome social os candidatos que fizeram a inscrição no Enem. De acordo com o portal do exame, o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente de acordo com sua identidade de gênero deve preencher um formulário, assiná-lo e enviá-lo pelo sistema junto com uma foto recente e um documento com foto. Os pedidos serão avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No dia do exame, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam.

O nome social passou a ser adotado oficialmente na aplicação do exame no ano passado, mas era preciso solicitar o uso por telefone.

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios. Segundo dados preliminares, aproximadamente 8,5 milhões se inscreveram no Enem.

Para ajudar os candidatos a se preparar para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem que reúne todas as questões desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

Agencia Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hemoce através do hemocentro regional de Sobral fará coletas de sangue em Nova Russas, dias 22 e 23 de Julho

A Unidade de Atendimento ao Doador do Hemocentro Regional de Sobral comemora dez meses de funcionamento. Desde sua inauguração, o equipament...