sábado, 6 de novembro de 2021

Policial penitenciário tem surto psicológico, mata colega e depois tira a própria vida em Pacatuba

Sindppen fez um alerta para as condições de trabalho da categoria


Dois policiais penais morreram na madrugada deste sábado (6), na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba. Os agentes de segurança que vieram à óbito foram identificados como Wendell Gondim e Glauber Monteiro.

Segundo informações do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-CE), o policial penal Wendell Gondim teria tido um surto psicológico e atirado contra o colega, Glauber Monteiro. Em seguida, ele deixou a unidade e realizou suicídio nas imediações da Praia de Iracema, em Fortaleza.

Confira as fotos dos policiais:

Sindppen faz alerta

Em nota, o Sindppen lamentou a morte dos policiais e alertou para as condições de trabalho nas unidades penitenciárias e para o constante assédio moral que, segundo o sindicato, os agentes de segurança pública sofrem constantemente. Ainda de acordo com o Sindppen, tais condições estão causando o aumento de licenças médicas.

O Sindppen revelou que quatro suicídios foram registrados no último ano. “O número de suicídios dentro da categoria tem chamado atenção e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já notificou a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará sobre a necessidade de um plano emergencial para o sistema penitenciário do Ceará”, alertou o sindicato.

Leia a nota:

A direção do Sindppen-CE tem chamado atenção da sociedade sobre as condições de trabalho nas unidades penintenciárias que tem tido assédio moral como uma constante nas relações de trabalho. Este fato está levando a um alto número de licenças médicas e desde o ano de 2020, já ocorreu quatro suicídios envolvendo policiais penais.

A direção do Sindppen-CE publicou uma cartilha sobre trabalho decente para o Dia do Servidor, mas encontra-se com o livro acesso as unidades prisionais cerceada devido ao posicionamento público acerca de um vídeo sobre os excessos durante um treinamento de policiais penais.

Para a direção da entidade, as licenças médicas bateram recorde. Os atestados médicos são constantes e muitos policiais penais estão doentes com problemas psicológicos.

O número de suicídios dentro da categoria tem chamado atenção e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já notificou a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará sobre a necessidade de um plano emergencial para o sistema penitenciário do Ceará.

Houveram muitos avanços no estado na questão da infraestrutura do sistema penitenciário, deste de 2016 aumentou mais de R$ 100 milhões no orçamento da SAP, segundo o diretor do Sindppen-CE, Alex Araújo. Com isso, foi criado o fundo penitenciário. Investiram em novas viaturas, avançaram na questão da disciplina dos presos e no controle das facções. Contudo, na questão do tratamento dos servidores do sistema, temos um retrocesso que, nunca antes, dentro do sistema penitenciário cearense, havia ocorrido.

Isso é o retrato de uma visão não humanizada nos plantões das unidades prisionais.

CN7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará é o sexto pior estado no país em renda domiciliar per capita em 2023

  IBGE |   Rendimento do Estado foi 38,40% menor do que o Brasil, de R$ 1.893 O Ceará registrou a sexta menor e pior renda domiciliar per ca...