quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Primeira cidade do Ceará desobriga uso de máscara contra covid-19 em espaços públicos

Prefeito baseia decisão no fato de que 88,7% da população do município está vacinada contra a doença. Secretaria da Saúde do Ceará não cogita nenhuma flexibilização

Máscara é item considerado essencial para combater a Covid-19. Especialistas não indicam relaxar proteção.

A Prefeitura de Nova Olinda, no Cariri, decretou nesta quarta-feira (6) que os cidadãos do município estão desobrigados a utilizar a máscara de proteção contra a Covid-19 em espaços públicos. A medida passa a valer a partir de hoje.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), contudo, diz que o Governo não cogita nenhuma flexibilização das medidas individuais de combate à pandemia. "Nenhuma flexibilização referente ao não uso de máscaras de proteção é cogitada no momento, tendo em vista não haver contexto sanitário favorável no Estado", afirma, em nota, a pasta.

Em sua conta no Instagram, o prefeito Ítalo Brito (PP) justificou o decreto alegando que 88,7% da população do município está imunizada contra a doença e que permanecem baixos os índices de casos e internações hospitalares provocados pela pandemia.

A única regra imposta pelo documento é que o não uso da máscara deva ocorrer somente em locais abertos e sem aglomerações e desde que a pessoa possa comprovar estar com o esquema vacinal completo — com pelo menos 15 dias após a segunda dose

 

A medida contraria orientações de especialistas e o próprio decreto estadual vigente, que aponta que é dever geral de proteção individual o uso de máscara.

Será que o prefeito de Nova Olinda no Cariri, que é médico quis copiar o município de Duque de Caxias ? 

 

Prefeito: Ítalo Brito Alencar Alves

Idade: 34 anos

Formação: Médico formado pelo Centro Universitário Nova Fapi

Experiência: Empresarial e em gestão pública.

 

Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, contraria OMS e Ministério da Saúde e desobriga uso de máscaras

Máscaras de proteção facial

A Prefeitura de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, publicou um decreto na terça-feira (5) desobrigando o uso de máscaras de proteção facial na cidade, que tem aproximadamente 924 mil pessoas.

A medida, que contraria a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, vale para locais abertos e fechados.

De acordo com a gestão municipal, a decisão foi tomada considerando a diminuição de infecções por Covid-19 na região e o aumento do número de vacinados.

Segundo a Prefeitura do município,a proteção facial será exigida se a pessoa estiver com a doença ou com suspeita de estar contaminada com o coronavírus durante o período de transmissão.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará é o sexto pior estado no país em renda domiciliar per capita em 2023

  IBGE |   Rendimento do Estado foi 38,40% menor do que o Brasil, de R$ 1.893 O Ceará registrou a sexta menor e pior renda domiciliar per ca...