quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Governo instalará energia solar em 32 escolas estaduais

 Energia solar em escolas gaúchas: um passo sustentável e econômico

O Governo do Ceará instalará energia solar em 32 escolas da rede estadual de ensino.O cronograma de instalação dos painés solares em 32 escolas públicas da rede estadual avança para mais uma etapa, com o trabalho de vistoria técnica sendo realizado por engenheiros da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). A implantação dos módulos fotovoltaicos para geração de energia solar será realizada pela Enatec Engenharia LTDA, empresa vencedora da licitação, por ter ofertado o maior desconto. O valor total da contratação é R$ 6.768.214,56, representando 26% de desconto em relação ao preço teto previsto no certame. Os recursos para o projeto são do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética (FIEE), administrado pela Seinfra.

“Esta fase preliminar é importante, porque vai nos permitir identificar quais as condições de infraestrutura de cada escola que receberá os painéis solares. Após esta análise técnica e eventuais adequações nas estruturas das instituições, iniciaremos a instalação dos módulos fotovoltaicos”, explica o secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes. “Este projeto conta com a parceria da Secretaria da Educação, que tem nos auxiliado durante todo o processo, sobretudo nos critérios técnicos utilizados para a escolha das instituições: maior consumo e menor prazo para retorno do investimento, mas buscando contemplar todas as regiões do Estado”, destaca Lucio.

O FIEE tem como principal objetivo incentivar a geração de energia, tendo como base fontes renováveis, buscando cada vez mais eficiência energética, bem como a modernização das instalações elétricas do Governo do Estado. “Entendemos que o melhor ambiente para disseminar a cultura da sustentabilidade, a partir da geração de energia de fontes limpas, renováveis, é a escola”, finaliza Lucio Gomes.

Sobre o projeto

O projeto contempla a aquisição, instalação, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos em escolas da rede pública estadual, distribuídas em 31 municípios de todas as regiões administrativas do Ceará. Segundo o contrato, o serviço está previsto para ser concluído até o final de 2022.

Segundo o Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra, Adão Linhares, a iniciativa de implantar os sistemas de energia solar é resultado da atual política energética do Estado, que prioriza as fontes renováveis de energia, contribuindo com a sustentabilidade ambiental. “Hoje, o Ceará é líder no Nordeste em geração solar e está no grupo de liderança em geração distribuída, que é a energia gerada pelo próprio consumidor, a partir de fontes renováveis, sendo o terceiro em geração solar distribuída no País”, comemora Adão.

Site: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará é o sexto pior estado no país em renda domiciliar per capita em 2023

  IBGE |   Rendimento do Estado foi 38,40% menor do que o Brasil, de R$ 1.893 O Ceará registrou a sexta menor e pior renda domiciliar per ca...