Ao longo da vida você passa por diversas transformações físicas que devem ser acompanhadas por aportes diferenciados de nutrientes. Dependendo de quantos anos você tem, alguns grupos de alimentos se tornam, portanto, mais importantes para oferecer ao organismo o que ele precisa para se manter saudável.
Confira dicas para garantir uma nutrição ideal nos diferentes momentos da sua vida, listadas por Patrícia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.
Alimentação da mulher
O que comer dos 20 aos 30 anos
Alimentos ricos em ácido fólico: o nutriente deve ser uma prioridade na dieta de toda mulher jovem com planos de ter filhos, já que sua ingestão em anos (e até mesmo décadas) anteriores à gestação pode afetar a fertilidade e a saúde do feto. Alguns exemplos de comidas que são fonte de ácido fólico:
- Folhas escuras e leguminosas em geral
- Chia
- Aspargo
- Quinoa
- Brócolis
- Banana
- Inhame
- Abacate
- Ovo
- Carne
- Nozes
- Feijões brancos
- Folhas escuras
- Tofu
- Algas
- Beterraba
- Sementes de gergelim
- Grão-de-bico
- Salmão
- Sardinha
- Atum
- Frutos do mar
- Ovos
- Leite
- Queijo
- Iogurte
- Salmão
- Sardinha
- Atum
- Leite fortificado
- Ovos
- Linhaça
- Sementes de chia
- Nozes
- Óleo de canola
Alimentos ricos em proteína: por volta dos 40 anos, as pessoas podem perder até 8% de sua massa muscular por década. Neste sentido, a proteína é a chave para constituir e reparar os músculos e para manter os níveis de energia, a capacidade de se recuperar rapidamente de lesões ou hospitalizações e para o metabolismo do indivíduo. Alguns exemplos de comidas ricas em proteínas são:
- Peixe
- Carnes magras
- Ovos
- Leite e derivados
- Grão-de-bico
- Sementes de abóbora
- Cogumelos
- Quinoa
- Bife de fígado
- Algas
- Frango
- Ovos
- Peixe
- Soja
- Laticínios
- Couve
- Repolho
- Salmão ou sardinha
- Quiabo
- Rúcula
- Nozes
Alimentos ricos em fibras: nas mulheres, o risco de problemas cardíacos aumenta após os 55 anos. A fibra ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a melhorar a saúde cardíaca, motivo pelo qual sua digestão em quantidades suficientes torna-se cada vez mais importante. Você pode encontrar fibras em opções como:
- Farelo de aveia
- Cevada
- Nozes
- Sementes
- Feijões
- Lentilhas
- Ervilhas
- Frutas
- Vegetais
- Ovos
- Ostras
- Camarão
- Salmão e sardinha
- Cogumelos
Fonte:
VIX.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário