sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Saúde é a pior área do governo local nas 8 pesquisas estaduais do Datafolha


Seja em Estado grande, seja em Estado pequeno; seja com governador recente, seja com governador antigo; seja de partido mais à esquerda, seja de partido mais à direita; há uma constante nas pesquisas Datafolha recém-concluídas: a saúde sempre é, segundo a avaliação da população, a pior área da administração estadual.
Nesta semana, o instituto finalizou pesquisas de opinião em sete Estados (São Paulo, Minas, Rio, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Ceará) e no Distrito Federal. Juntos, esses locais concentram 63% do eleitorado brasileiro.
O percentual de eleitores que apontou a saúde como pior área variou de 32% a 60%, conforme o Estado. Em 7 dos 8 governos, a liderança da saúde foi isolada, bem distante da segunda pior área (segurança/polícia, na maioria dos casos). O único Estado em que saúde dividiu a liderança foi o Ceará, onde 32% a apontaram como pior área, dois pontos a mais do que segurança.
Com a propaganda eleitoral cada vez mais orientada por pesquisas, não é difícil prever que saúde deverá ser um dos principais assuntos dos discursos, dos debates e do horário eleitoral gratuito prestes a começar.
Há uma explicação conjuntural para a ascensão da saúde como preocupação principal dos eleitores. Com a estabilização da economia desde os anos 90 e as reduções mais recentes da pobreza e do desemprego, temas como inflação, fome e trabalho perderam posições no ranking de preocupações dos brasileiros. Quem ocupou o espaço foi a saúde.
folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fernando Santana retira candidatura à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará

  Deputado estadual Fernando Santana (PT). (Foto: Junior Pio/ Alece) O deputado estadual Fernando Santana (PT) anunciou a retirada de sua ca...