Uma matéria no Diário do Nordeste algum tempo atrás, abriu um leque de questionamentos por parte de populares , usuários de moto- taxi nas cidades de nossa região. E naquela oportunidade surgiu um questionamento no equipamento dos trabalhadores deste serviço. Será que está sendo feito uma limpeza nos capacetes que são usados pelos passageiros?.
A pergunta vem de encontro a limpeza que deve ser feito n no capacete, p principalmente a acidade principalmente onde uma cidade tem a temperatura elevada, causando uma transpiração maior no usuario do capacete , por isso, ao ceder para outro passageiro, vai existir um acumulo de micro-organismos e o mau cheiro.
O certo seria uma simples limpeza todo final de semana, e nos dias de folga do moto- taxistas, isso não serve só para estes profissionais, mais para todos os usuários de moto, mais em exclusivo , quem trabalha na condução de passageiros, e possui apenas outro capacete que é cedido, este é que deve ser cuidado.
Como fazer
Existem diversas maneiras de higienização de capacetes desenvolvidas. O motociclista não precisa, necessariamente, levar o equipamento a um estabelecimento específico para limpá-lo. A higienização pode ser feita, também, em casa.
Existem diversas maneiras de higienização de capacetes desenvolvidas. O motociclista não precisa, necessariamente, levar o equipamento a um estabelecimento específico para limpá-lo. A higienização pode ser feita, também, em casa.
O uso de fragrâncias que apenas disfarçam o mau cheiro não ajuda, afinal, é necessário retirar os micro-organismos que habitam o capacete para resolver o problema.
Alguns especialistas recomendam que o forro interno do capacete seja retirado e lavado com detergente neutro, pois evita que a esponja seja danificada. Para secar, é preferível que o material seja colocado na sombra.
Outro método é mergulhar o forro do capacete em uma solução de água e vinagre tinto ou bicarbonato, para que os micro-organismos e o mau cheiro sejam expulsos. Posteriormente, a esponja deve ser lavada com sabão em pó e enxaguada com amaciante.
Aos que desejam levar o forro interno à máquina de lavar, é recomendado ajustar o aparelho na opção para roupas de tecidos delicados.
A limpeza da parte externa do capacete pode ser feita com cera de polimento, porém, tendo cuidado com a viseira, a fim de que não acarrete problemas na região dos olhos.
A frequência da higienização deve ser adequada à frequência de uso do equipamento. Geralmente é orientado que a limpeza seja feita semanalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário