Diversas pinturas rupestres foram descobertas no município de Poranga, no interior do Ceará. O material foi registrado em um paredão rochoso em uma área de difícil acesso na localidade de Baixa Grande, e foi visto por um criador de caprinos, que informou às autoridades.
O G1 Ceará, em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), questionando se o órgão tem ciência do material arqueológico, mas não recebeu resposta até o momento.
O município de Poranga possui outros sítios arqueológicos, como Sítio Novo, Fazenda Saco, Arraial, Pitombeira que também abrigam gravuras e pinturas rupestres. A hipótese é de que serviam de moradia para os homens pré-históricos.
O secretário municipal de agricultura, meio-ambiente e turismo comentou sobre o material. "Essas pinturas me foram informadas por um criador de caprinos. Esse local é um paredão rochoso, tem uma passagem muito estreita e, depois da passagem, tem um abismo", explicou ainda que no local há centenas de pinturas feitas por homens pré-históricos há milhares de anos.
Jaeger disse que a região de Baixa Grande é cheia de pinturas rupestres. O secretário disse que já entrou em contato com o Iphan, que liberou recursos para fazer estudos sobre os sítios arqueológicos do município. Contudo, o secretário não deu mais detalhes sobre esse processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário