Das 100 melhores escolas do Brasil, 87 são do Ceará. Os dados estão baseados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo os dados do Ideb, as 10 melhores escolas do Brasil, do 1º ao 5º ano, são cearenses. A instituição que recebeu a maior nota do país foi a Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes, localizada no município de Massapê. O segundo melhor resultado foi da Escola Municipal Antônio Silvano Balacó, em Pires Ferreira.
Confira a lista das 10 melhores escolas do Brasil 2021 (1º ao 5º ano)
1- Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes (Massapê, Ceará);
2- Escola Municipal Antônio Silvano Balacó (Pires Ferreira, Ceará);
3- Centro Educacional Rural (Pires Ferreira, Ceará);
4- Escola Municipal José Alves de Sena (Ararendá, Ceará);
5- Escola Municipal José Eneas Pinheiro (Milhã, Ceará);
6- Escola Municipal Prefeito Raphael Cláudio de Araújo (Mucambo, Ceará);
7- Escola Municipal Joaquim José Monteiro (Cruz, Ceará);
8- Escola Municipal Macário José de Farias (Cruz, Ceará);
9- Escola Municipal Francisco Ricardo da Silva (Mucambo, Ceará);
10- Escola Municipal Maria Vânia Farias Linhares (Mucambo, Ceará).
A educação no Estado do Ceará também se destaca nos anos finais do Ensino Fundamental, que corresponde do 5º ao 9º ano. Nessa faixa, 8 das 10 melhores são cearenses. A melhor foi a Escola de Ensino Fundamental Joaquim José Monteiro, no município de Cruz. A segunda foi o Centro de Educação Infantil e Fundamental (CEIF) Edval Araújo da Silva, de Novo Oriente.
Confira a lista das 10 melhores escolas do Brasil 2021 (5º ao 9º ano)
1- Escola Municipal Joaquim José Monteiro (Cruz, Ceará);
2- Centro de Educação Infantil e Fundamental Edval Araújo da Silva (Novo Oriente, Ceará);
3- Escola Municipal Alzira Maria de Araujo (Pires Ferreira, Ceará);
4- Escola Municipal Firmino José (Ararendá, Ceará);
5- Escola Municipal João Evangelista da Cruz (Cruz, Ceará);
6- Escola Municipal Pedro Marques da Cunha (Cruz, Ceará);
7- Escola Municipal 03 de Dezembro (Ararendá, Ceará);
8- Escola Municipal Santa Cecília (Cruz, Ceará);
9- Escola Municipal Professora Janaina Mercia Freire Silva (Custódia, Pernambuco);
10- Escola Municipal de Educacao Basica Engenheiro Guttenberg Breda Netto (Coruripe, Alagoas).
Ensino Médio : os resultados despencam ! O maior gargalo da educação cearense é no ensino médio
Os índices caem quando se trata do Ensino Médio. Nesse cenário, das 10 melhores escolas do Brasil apenas 2 são do Ceará. O melhor colocado é o Colégio Militar de Fortaleza, que aparece na 5ª posição. A outra classificada é a Escola de Ensino Profissionalizante Adriano Nobre, em Itapajé, que aparece na 10ª posição.
Confira a lista das 10 melhores escolas do Brasil 2021 (Ensino Médio)
1- Escola de Aplicacao do Recife (Pernambuco);
2- Escola Preparatória de Cadetes Do Ar (Minas Gerais);
3- Colegio Tiradentes Ijui (Rio Grande do Sul);
4- Colégio Tiradentes Passo Fundo (Rio Grande do Sul);
5- Colégio Militar de Fortaleza (Ceará);
6- Colégio Tiradentes Santa Maria (Rio Grande do Sul);
7- Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra (Pernambuco);
8- Presidente Vargas Etec (São Paulo);
9- Irmã Agostina Etec (São Paulo);
10- EEPP Adriano Nobre (Ceará).
COMO É CALCULADA A NOTA DO IDEB?
A média padronizada dos estudantes é obtida a partir das proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática alcançadas na Prova Brasil ou no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A nota é utilizada como indicador de qualidade educacional desde 2005. Em 2007, entraram em vigor metas a serem alcançadas a cada nova edição, divulgada a cada dois anos pelo Inep.
PARA QUE SERVE O IDEB?
O Ideb permite o monitoramento do sistema de ensino do País através do diagnóstico e norteamento de ações políticas. Ele ajuda a:
detectar escolas e/ou redes de ensino cujos alunos apresentem baixa
performance em termos de rendimento e proficiência;
monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e/ou redes de ensino;
direcionar
programas para promover o desenvolvimento educacional de redes de
ensino em que os alunos apresentam baixo desempenho.
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