sábado, 11 de junho de 2022

Morre Ivanildo do "Sax de Ouro". O músico se apresentou diversas vezes em Nova Russas nos áureos tempos do Grêmio Recreativo Novarussense,

Ivanildo (O Sax de Ouro) - PLEASE - Robin - Raiger - SAXOMANÍACO - Severino  Filho - ano de 1983 - YouTube

 
Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Parnamirim-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro). 

Nascido em Amaraji-Pernambuco, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos.

O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker.

Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios:

  • Melhor Músico.
  • Melhor Solista.
  • Melhor Instrumentista.
  • Melhor Conjunto.

Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont.. Na imagem, recebendo o olhar fixo de Ciro Gomes admirador do talentoso músico


Com 72 anos de carreira, 29 álbuns gravados, mais de dois milhões de cópias vendidas, um disco de platina e quatro de ouro, o músico lembra com carinho quando foi literalmente convocado para se integrar à banda de música da escola. “Estava na beira do campo quando o professor chegou e disse pra me apresentar na sala de ensaios da banda depois do jogo. Já cantava no Coral, tinha noção de música, e estudei seis meses antes de escolher qual seria meu instrumento”, contou o calejado e simpático senhor de camisa florida de seda – uma de suas marcas registradas. Fã confesso de Charlie Parker e Mozart, Ivanildo nasceu em Amaraji (PE), foi registrado em Aquiraz (CE) e morava há cerca de 47 anos em Parnamirim, município da Região Metropolitana de Natal, em uma espaçosa casa onde guarda com precioso cuidado memórias e lembranças dos tempos do bolachão. “Sou do tempo que para ganhar um disco de ouro tinha que vender 250 mil cópias em 30 dias – platina significa 500 mil nesse mesmo período”, orgulha-se, apontando para a parede de seu estúdio/escritório onde as capas dos LPs estão cronologicamente arrumadas. O espaço já está pequeno para acomodar todas as condecorações, medalhas, fotos, posteres e cartazes, recortes de jornal e sua coleção de suvenires, entre eles uma raridade: Ivanildo ganhou da gravadora carioca CID uma garrafa de uísque distribuída no casamento do Príncipe Charles com Lady Diana, em 1981. “Está lacrada, eu não bebo”. De fato, seu escritório tem muitas, todas intactas. Sobre seu apelido, o potiguar (pois Ivanildo recebeu o título de cidadão norte-riograndense oferecido pela Assembleia Legislativa) recorda que Sax de Ouro surgiu quando morava em Fortaleza. “

Ivanildo - O Sax de Ouro, Vol. 5 - Album by Ivanildo, O Sax de Ouro |  Spotify

O saxofonista na década de 80, se apresentou por diversas vezes em bailes de gala nas tradicionais memoráveis festas do Grêmio Recreativo Novarussense.  

IBGE | Biblioteca | Detalhes | Grêmio Recreativo Novarussense : Nova  Russas, CE 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará é o sexto pior estado no país em renda domiciliar per capita em 2023

  IBGE |   Rendimento do Estado foi 38,40% menor do que o Brasil, de R$ 1.893 O Ceará registrou a sexta menor e pior renda domiciliar per ca...