domingo, 20 de fevereiro de 2022

MPF recomenda anulação das provas aplicadas em concursos públicos com 73 mil candidatos do IFCE

Documento pede ainda aplicação de sanção contra a banca organizadora, o Idecan; concursos disponibilizaram, ao todo, 171 vagas em cargos administrativos e de magistério.


Dois concursos são alvos da recomendação de anulação das provas pelo MPF. — Foto: IFCE
 
Dois concursos são alvos da recomendação de anulação das provas pelo MPF. — Foto: IFCE
 
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) recomendou que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) anule todas as provas aplicadas pela banca organizadora dos concursos administrativo e de magistério, realizados nos dias 11 e 12 de dezembro de 2021. As provas tiveram a confirmação da inscrição de 73 mil candidatos.
 
Os editais dos concursos públicos foram lançados em 8 de setembro do ano passado, com 49 vagas para cargos administrativos e 132 para a área de magistério, além de 843 vagas no cadastro de reserva, somando-se os dois concursos. A banca responsável pelo certame foi o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).
 
O IFCE informou ao g1 que está analisando a recomendação junto a procuradoria jurídica e vai se manifestar dentro do prazo, que é até 22/02. A reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa do Idecan e aguarda resposta.
O MPF-CE recebeu denúncias de candidatos acerca de problemas no concurso, como formatação diferente nas respostas corretas e ausência de cumprimento dos cronogramas. Nas redes sociais, candidatos reclamaram de questões com erros de formatações que poderiam favorecer alguns dos postulantes.

Veja imagens de denúncias sobre erros nas provas:

Candidato reclama de prova do IFCE realizada pelo Idecan, em Fortaleza. — Foto: Reprodução 

Candidato reclama de prova do IFCE realizada pelo Idecan, em Fortaleza. — Foto: Reprodução

Candidato reclama de prova do IFCE realizada pelo Idecan, em Fortaleza. — Foto: Reprodução

O documento assinado pelo procurador da República Oscar Costa Filho,também recomenda a rescisão contratual com a banca organizadora, e a sua punição na seara administrativa.
O procurador estabeleceu o prazo de cinco dias para o envio das informações relativas ao cumprimento da recomendação assinada.
Suspensão do resultado
Em nota, no dia 4 de fevereiro, antes da recomendação de anulação das provas, o IFCE pediu ao Idecan a suspensão temporária da divulgação do resultado do concurso após recomendação do MPF com esta solicitação.
No documento, o IFCE informou que "está prestando todas as informações devidas ao MPF, com o compromisso de ambas as instituições de que os fatos sejam apurados com a maior brevidade possível". A instituição informou que os próximos passos só serão dados após apuração integral dos fatos. 
G1 Ceará



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Câmara amplia benefícios e agora deputados podem usar cota para despachar bagagem

Deputados agora poderão usar a cota parlamentar para pagar o despacho de bagagens e serviços de acesso a internet durante o voo (Pixabay) De...