sábado, 16 de outubro de 2021

Itaipu prevê queda de 15% na produção de energia devido à crise hídrica



A administração da usina de Itaipu estima que a hidrelétrica produzirá uma quantidade de energia 15% menor neste ano, em comparação com o resultado de 2020, por causa da crise hídrica. A informação foi revelada por Hugo Zarate, superintendente de operações da Barragem, que fica no rio Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai, e é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Em entrevista concedida à agência Associated Press, Hugo disse que, em 2021, deverão ser gerados entre 65 milhões e 67 milhões de megawatts-hora (MWh). O valor representa também uma queda de 35% frente ao melhor resultado já alcançado pela usina em um ano. Ainda segundo o superintendente, a administração de Itaipu não espera "que a crise de falta de água se solucione antes do ano de 2022. Iniciaremos o ano de 2022 em uma situação bastante complicada em termos de armazenamento de água".

No último sábado (9.out), Itaipu atingiu a marca de 50 milhões de MWh gerados em 2021. Segundo a hidrelétrica, a quantidade de energia é suficiente para abastecer o mundo por 19 horas, o Brasil por um mês e sete dias, e a cidade de São Paulo por um ano e dez meses, por exemplo. O diretor-geral brasileiro da usina, João Francisco Ferreira, disse que o índice de produtividade da usina contribuiu para que o valor fosse alcançado mesmo em meio à escassez de chuvas.

Neste ano, a produtividade média da Barragem está no patamar recorde de 1,0977 megawatt médio por metro cúbico por segundo (MWméd/m³/s). Hugo Zarate relembrou, porém, que o conjunto de usinas hidrelétricas está sofrendo impacto da escassez de chuva no Brasil, expresso no aumento do preço de energia para o consumidor final no país. De acordo com a Associated Press, o leito do rio Paraná chegou ao menor nível em quase 80 anos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará é o sexto pior estado no país em renda domiciliar per capita em 2023

  IBGE |   Rendimento do Estado foi 38,40% menor do que o Brasil, de R$ 1.893 O Ceará registrou a sexta menor e pior renda domiciliar per ca...