domingo, 19 de setembro de 2021

Cartão Nacional de Saúde passa a ser exigido no Cadastro para Vacinação Anti Coronavírus

O cadastramento para a Vacinação da população em geral contra a Covid-19 no Saúde Digital, Plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), mudou.

O número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (Sus), passa a ser exigido durante a inscrição. A numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF), antes obrigatória, torna-se opcional. 

A exigência não prejudicará a população e trará vantagens, já que, com o acesso, o cidadão também poderá acompanhar seu histórico de atendimentos nos Serviços de Saúde.

A secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde da Sesa, Ricristhi Gonçalves, explica que as informações colocadas na base de dados da pasta possibilitam um melhor planejamento das ações de políticas públicas. 

- A obrigatoriedade do Cartão facilitará bastante o acesso do cidadão ao sistema, principalmente daqueles que têm dificuldade em relação à emissão de documentos. A Sesa conseguirá ter mais acesso àqueles que, por algum motivo, não realizaram cadastro”, afirma.

O acesso ao Cartão é simples e pode ser feito pela internet, por meio da plataforma ConecteSus.

- Aqueles sem acesso fácil à Internet podem buscar um Posto de Saúde para a emissão do documento”, reforça a secretária Ricristhi Gonçalves.

Quem já tomou alguma vacina ou recebeu qualquer atendimento nos Serviços Públicos de Saúde, já possui a numeração do CNS. Pessoas que têm ou tiveram Plano de Saúde também possuem a sequência numérica.

Confira o passo a passo para acessar o ConecteSus:

O CNS permite rapidez na identificação do usuário do Sus, maior agilidade na localização do prontuário pelo número do Cartão, registro de atendimentos realizados e de agendamentos de consultas e exames, por exemplo.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará é o sexto pior estado no país em renda domiciliar per capita em 2023

  IBGE |   Rendimento do Estado foi 38,40% menor do que o Brasil, de R$ 1.893 O Ceará registrou a sexta menor e pior renda domiciliar per ca...