segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Dinheiro público gasto sem piedade na eleição da mesa diretora da Câmara Federal

EM BRASÍLIA, CAMPANHA RICA DE BALEIA ROSSI CHOCA PELA OSTENTAÇÃO


Chegam a ser chocantes os “sinais exteriores de riqueza”, nas ruas de Brasília, neste sábado (30), da campanha pela presidência da Câmara dos Deputados, fazendo lembrar interesses econômicos por trás dessa disputa.

Bandeiras de tecido da propaganda do candidato Arthur Lira (PP-AL), sob slogan “Para toda a Câmara ter voz”, contrastam com a riqueza de vários painéis eletrônicos gigantes do adversário Baleia Rossi (MDB-SP), montados na Esplanada dos Ministérios, além balões e faixas em material sintético, as mais caras do mercado, e caminhões com painéis eletrônicos estacionados em locais estratégicos. O valor médio do aluguel diário para um caminhão equipado com painéis de Led é de R$ 2 mil.

Apesar da ostentação, a candidatura de Baleia Rossi não tem sido apontada como a favorita na disputa. O candidato apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem feito uma campanha mais voltada para o público externo, como se fosse uma eleição popular, enquanto Arthur Lira se dedica mais ao “público interno”, isto é, o eleitorado de 513 deputados.

(Diário do Poder)

LIRA É O CANDIDATO COM MAIS DECLARAÇÕES DE VOTO NAS REDES SOCIAIS


O deputado Arthur Lira (PP-AL) tem a maior quantidade de apoio manifestado publicamente nas redes sociais para assumir o comando da Câmara. Os dados foram compilados pelo Congresso em Foco com o auxílio da plataforma de acompanhamento online Torabit. O período das manifestações vai de 7 de dezembro, quando o STF barrou a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), até a última quarta-feira (27). Até essa data de conclusão da pesquisa, o líder do PP havia recebido o apoio de 94 deputados, consideradas todas as redes. Isso representa 63% das menções de votos aos candidatos.

O principal adversário dele, Baleia Rossi (MDB-SP), recebeu o apoio explícito de 46 colegas. Marcel Van Hatten (Novo-SP), teve seis declarações de voto. Os demais candidatos não receberam apoio nas redes, segundo o levantamento feito no Torabit. O alagoano recebeu apoio público até de deputados que são de partidos aliados de Baleia, como DEM, PSDB, MDB, PDT e PSB e Solidariedade.

Congresso em Foco

Em tempo, Arthur Lira é apoiado por Bolsonaro que escancarou o cofre para distribuir emendas parlamentares para seus aliados e outros que aderiram a candidatura de Lira.
Diante da disputa pelos comandos da Câmara e do Senado, o governo destinou R$ 3 bilhões para 250 deputados e 35 senadores aplicarem em obras em seus redutos eleitorais. O dinheiro saiu do Ministério do Desenvolvimento Regional. O Estadão teve acesso a uma planilha interna de controle de verbas, até então sigilosa, com os nomes dos parlamentares contemplados com os recursos “extras”, que vão além dos que eles já têm direito de indicar.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discussão no trânsito termina em morte de enfermeira na cidade de Fortaleza

  A enfermeira  Jandra Mayandra da Silva Soares , de 35 anos, foi  morta a tiros por um motociclista durante uma discussão no trânsito  na A...