Cerca de 34% das doses ficarão em Fortaleza, enquanto o Interior receberá outros 66%. Tanto na Capital como no Interior, o cadastro dos idosos e a vacinação serão realizados seguindo orientações das respectivas secretarias de saúde dos municípios
Aconteceu, na tarde deste domingo, 24, uma reunião na Escola de Saúde Pública (ESP) entre gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza para definir a destinação das 72.500 doses de vacina contra a Covid-19 produzidas pela Oxford/AstraZeneca que chegaram na noite de sábado ao Estado.
Serão vacinados, a partir de quarta-feira, 27, os idosos com 75 anos ou mais, grupo prioritário da Fase 1 do Plano Nacional de Imunização (PNI), definido pelo Ministério da Saúde.
Cerca de 34% das doses ficarão em Fortaleza, enquanto o Interior receberá outros 66%. Tanto na Capital como no Interior, o cadastro dos idosos e a vacinação serão realizados seguindo orientações das respectivas secretarias de saúde dos municípios. A imunização dos idosos poderá acontecer também nas residências ou em locais que disponibilizarão o sistema drive-thru por agendamento. Os locais e forma de agendamento serão divulgados nos próximos dias pelas prefeituras.
Diferente da vacina Coronavac, da qual o Estado recebeu 218 mil doses na última segunda-feira (18) e usará para imunizar 109 mil pessoas com a aplicação de duas doses no intervalo de três semanas, a vacina de Oxford/AstraZeneca permite que a segunda porção do imunizante seja aplicada até 90 dias depois, possibilitando que o Estado use todo esse lote em pessoas diferentes.
“A vantagem dessa vacina, já orientado pelo Ministério da Saúde, é que vamos poder usar todas as doses, porque a segunda dose dela poderá ser feita até com 90 dias. Até lá já há uma programação de remessas de novas doses para a população que vai receber essa dose da AstraZeneca nos próximos dias”, explicou o governador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário