quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Médico Cleiton Melo confirma apoio a Giordana Mano e poderá ser escolhido como seu vice


O prefeito (a) é o chefe do poder executivo municipal, sendo o máximo responsável pela administração dos serviços públicos de uma cidade.O futuro de sua gente está sob o comando do prefeito, vice-prefeito e equipe administrativa. Será ele ou ela a gerir os recursos que chegam ao município provenientes do estado e da união. Importante manter uma parceira sólida com deputados do estado e a nível federal, que por meio de emendas alocam investimentos em diversas áreas públicas. No Brasil, há 5.570 municípios,portanto, há também este mesmo número pessoas que exercem o cargo de prefeito, igualmente o número de vices prefeitos que não são votados isoladamente, porque integram a chapa majoritária porém, têm a sua importância para a formação de uma chapa competitiva e vitoriosa. Quando eleitos a figura do vice pode ser o grande diferencial não somente para a bem sucedida campanha, como na contribuição de projetos idealizados e realizados em prol dos munícipes. Neste ano, eleitores voltarão as urnas para escolherem o prefeito (a) e o vice que, sendo eleitos assumirão o comando maior da municipalidade. Mas, antes, tem o embate, a batalha eleitoral, em que os candidatos apresentarão suas propostas e planos de governo para atrair e conquistar a confiança e o voto da maioria dos eleitores. 
Uma vitória nas eleições dá direito a quatro anos na prefeitura, e há um limite de dois mandatos consecutivos.
Para tanto é preciso uma boa articulação para chegar a vitória, com lideranças políticas e comunitárias, sendo necessário a empatia e o carisma, e o mais importante, um candidato a vice que seja respeitado e benquisto na sociedade, necessariamente não precisa ser detentor de mandato eletivo, basta ser um cidadão de bem, probo e que presta serviços a comunidade. Aqui na terrinha, Nova Russas, do rio Curtume e de Nossa Senhora das Graças, padroeira do município que por coincidência é o mês dedicado aos festejos alusivos a santa, que lamentavelmente neste ano devido a pandemia será comemorado simbolicamente pela comunidade católica, os pré-candidatos ao cargo majoritário já iniciaram suas reuniões e acordos para à partir das convenções homologarem as candidaturas aos cargos majoritário e proporcional, dando início oficialmente a campanha eleitoral.
No cenário político-partidário, já se apresentaram e em ritmo de campanha os seguintes pré-candidatos: Giordana Mano (PL), Pedro Ximenes (MDB), Marcos Alberto (PSD), Bruno Pedrosa (PP) e o empresário Nenem Lima do PSB que teve o seu cogitado, dentre os pretendentes da ala oposicionista . Um fato curioso é que, pós mandatos do ex prefeito Acácio, as figuras dos vice-prefeitos em Nova Russas assumiram seus protagonismos, e se transformaram em algozes dos então prefeitos Marcos Alberto e Gonçalo Diogo. Historicamente, ao fim da gestão Acácio, o pleito municipal vem apresentando mais de três candidatos concorrendo ao cargo máximo da prefeitura.
Foi assim em 2008, 2012, 2016 e neste ano, deve se repetir com forte tendência de três candidatos na disputa. 
A candidata da situação Giordana Braga Mano será apoiada pelo prefeito Rafael Pedrosa e ainda terá como seu principal aliado e motivador, seu esposo, deputado federal Júnior Mano.Nas entrevistas dos pré-candidatos em emissoras locais, tiveram a oportunidade de expor suas ideias e alguns de seus projetos, caso sejam eleitos. As convenções partidárias começam dia 31 de agosto, portanto, nenhum dos pré-candidatos apresentou seu vice. Os três, ou quatro pré-candidatos de oposição estão em diálogo constante objetivando uma chapa consensual, talvez por esse motivo, nenhum deles, sequer cogitaram falar sobre o vide, que deverá sair do próprio grupo oposicionista. Por outro lado, Giordana Mano, em entrevista deixou nas entrelinhas que seu vice pode ser um nome consensual, sem mandato eletivo e que muito contribuiria para a formação de uma chapa vigorosa e bastante competitiva.
O vice-prefeito deve auxiliar o prefeito na administração e assumir responsabilidades que este lhe delegar, podendo inclusive assumir alguma secretaria do governo.Se por algum motivo, o prefeito ficar ausente da prefeitura (por viagem ou licença,por exemplo),o vice-prefeito é quem assume temporariamente as mesmas funções, com a mesma autonomia, daí a importância e a cautela de se escolher um vice de estrita confiança. Alguns vereadores foram cogitados, porém, um nome ganha força e notoriedade dentro do grupo político liderado pelo deputado Júnior Mano.
É o do médico Cleiton Alves Melo, conceituado cardiologista, profissional competente humanista, respeitado pela classe política local, com trânsito livre em todas as correntes partidárias e que sempre esteve a disposição do povo de Nova Russas, quando requisitado para atendimento médico em Sobral.
No fim do ano passado, Dr. Cleiton Melo foi agraciado com o título de cidadania novarrussense o que muito lhe orgulha, em ter sido reconhecido pelos relevantes serviços prestados na área da saúde. Além disso, o que lhe credencia como forte postulante a pré-candidatura de vice, é o fato de presidir o PATRIOTA,um dos partidos comandados pelo deputado federal Júnior Mano,cujos filiados figuram cinco vereadores dos treze com cadeira na câmara (Marcelo Evangelista, Isabel Moura, Pedro Lira, Luis Teixeira e Luis Denilse). Os critérios e as qualidades de um bom vice são claros; confiança, respeito, ética e compromisso social. Esse é o perfil de um vice-prefeito que soma politicamente e administrativamente, que multiplica as ações e participa efetivamente das decisões do executivo. Dr Cleiton Melo é médico,militante político e caso seja escolhido para compor a chapa majoritária, vai agregar dinamismo a pré-candidatura de Giordana, que teria ao seu lado um nome respeitável para as pretensões rumo a prefeitura de Nova Russas. 
O prefeito é o chefe do poder executivo municipal, sendo o máximo responsável pela administração dos serviços públicos de uma cidade. No Brasil há 5.570 municípios, portanto, há também este mesmo número de pessoas que exercem o cargo de prefeito. O salário de um prefeito varia de acordo com o município, mas atualmente não pode passar dos R$ 39 mil mensais. Uma vitória nas eleições dá direito a quatro anos na prefeitura, e há um limite de dois mandatos consecutivos.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/05/21/saiba-o-que-fazem-um-prefeito-e-o-vice-quanto-ganham-e-duracao-do-mandato.htm?cmpid=copiaecola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fornecimento de dados biométricos é a maior preocupação dos usuários da internet

  O fornecimento de dados biométricos é a maior preocupação dos usuários de internet brasileiros. Um estudo com usuários com mais de 16 anos...