sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Quais os impostos de carros que são obrigatórios no Brasil?

Para quem tem um veículo ou está pensando em ter, é importante saber quais os impostos de carros que são obrigatórios no Brasil. Estas taxas devem ser pagas para regularização dos documentos do veículo e para que possa circular e ser vendido sem problemas. O Brasil é um dos países com  maior carga tributária do mundo e no que diz respeito a compra e venda de carros, isso não é diferente. Basicamente, são 3 tipos de imposto que devem ser pagos anualmente: IPVA (Imposto sobre propriedade de veículos automotores, DPVAT (Seguro Obrigatório) e Licenciamento.


Conheça cada um dos impostos de carro que são obrigatórios no Brasil:

IPVA - Imposto sobre propriedade de veículos automotores
O IPVA é um imposto de carro e qualquer veículo automotor que deve ser pago anualmente. Trata-se de uma taxa estadual que é dividida entre estado e município em que o carro foi emplacado. O pagamento do IPVA funciona como uma condição para a realização do licenciamento do veículo, caso não tenha sido quitado, o proprietário fica impossibilitado de fazer a transferência do carro e se for pego em blitz, será multado.

DPVAT - Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de vias Terrestres
O DPVAT é o Seguro Obrigatório pago anualmente e usado para casos de indenização por acidentes para vítimas de acidentes com veículos automotores. Se esta taxa não for paga, o proprietário não consegue fazer o licenciamento do carro.

Licenciamento
Este tributo também é cobrado anualmente, sendo que o vencimento é apontada conforme o final da placa do veículo. O comprovante de licenciamento é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo que deve estar sempre com o condutor.

Problemas ocasionado pelo não pagamento dos impostos de carros
Manter estas impostos de carro em dia é importante para que o veículo seja aprovado em uma vistoria automotiva que é um dos requisitos para a emissão de documentos no caso de transferência de propriedade. Ou seja, sem o pagamento das taxas anuais o proprietário fica impossibilitado circular com o carro e também de vender.

Na vistoria automotiva, é feita uma pesquisa junto aos órgão competentes para levantamento da condição legal do veículo. Nesta análise, é visto se todos os impostos de carro estão em dia e se existem multas pendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...