segunda-feira, 13 de outubro de 2014

PRIMEIRO DEBATE PRESIDENCIAL PODE SER DETERMINANTE PARA OS INDECISOS

Petrobras será foco dos debates de TV

Os candidatos à Presidência Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT)se encaram pela primeira vez neste 2º turno na terça-feira (14/10), em debate na TV Bandeirantes, que deve ter como assunto principal os escândalos da Petrobrás. Aécio vai cobrar explicações e usar tom mais duro para atribuir responsabilidades à presidente, que concorre ao segundo mandato. Dilma, por sua vez, insistirá em um "pacote" de suspeitas que pesam sobre os tucanos.

A ordem na equipe petista é partir para a ofensiva contra o PSDB, citando denúncias não apenas contra Aécio, mas também casos como a aprovação da emenda da reeleição, no governo Fernando Henrique Cardoso, e o do cartel de trens e metrô nas gestões Geraldo Alckmin e José Serra e Mário Covas, todas do PSDB. Dilma foi orientada a explorar o mensalão mineiro como matriz da corrupção. O escândalo ocorreu durante a campanha de Eduardo Azeredo (PSDB) ao governo de Minas, em 1998. Além disso, a presidente vai destacar a denúncia de compra de votos no Congresso, em 1997, para permitir a reeleição do então presidente FHC. 

A ideia é mostrar o que os petistas chamam de "contradição" entre a proposta de Aécio de acabar com a reeleição e o que o PSDB fez quando comandava o País. "Quem defendeu a reeleição foram eles, e com métodos pouco republicanos", disse ao Estado o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que tirou férias para ajudar na campanha de Dilma. "Então, quando eles estão no governo, mudam a regra, durante o jogo, para favorecer o governo deles. E quando nós ganhamos querem mudar de forma casuística? A democracia precisa ter regras estáveis e mudanças assim, de última hora, são perigosas".  O plano de governo de Aécio prevê o fim da reeleição e alteração do mandato de quatro para cinco anos apenas em 2022. 

Desespero

Para a campanha do PSDB, os petistas mostram "desespero" na reta final. Aécio vai insistir nos depoimentos do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef para fustigar Dilma. Na quinta-feira, a Justiça Federal divulgou áudios dos depoimentos nos quais a dupla acusa o tesoureiro do PT, João Vaccari, de receber propina desviada da Petrobrás. Em nota, Vaccari disse que processará os depoentes. 
"Esse tipo de vazamento, no meio da campanha, é uma aberração", afirmou o ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, amigo de Vaccari. "Isso é contrário ao interesse do processo, coloca a honra das pessoas exposta à opinião pública e permite interpretações de que o juiz promoveu uma ação de cunho eleitoral.

O tema da corrupção promete esquentar a campanha nesta reta final. Além do confronto na TV Bandeirantes, Dilma e Aécio vão participar de outros três debates - SBT na quinta-feira, Record no próximo domingo e Globo no dia 24. Nesses enfrentamentos, o tucano vai insistir que, na época da nomeação de Costa - o diretor de Abastecimento da Petrobrás que delatou um esquema de cobrança de propina na estatal para favorecer o PT, o PMDB e o PP -, Dilma era ministra de Minas e Energia do governo Lula.

Aécio lembrará que o ministério é responsável por diretrizes e investimentos do setor de petróleo e gás. Ministra da Casa Civil a partir de 2005, Dilma também foi presidente do Conselho Administrativo da Petrobrás, cargo que ocupava quando a estatal comprou a refinaria de Pasadena, nos EUA. O negócio provocou prejuízo milionário à empresa. Para o candidato do PSDB, essas credenciais empurram Dilma para a posição de "corresponsável" pela corrupção na Petrobrás. 

Pesquisas em poder da campanha de Aécio mostram que os eleitores aprovaram a atitude dele, nos últimos debates do 1.º turno, ao cobrar "indignação" de Dilma em relação aos escândalos. Com essa avaliação, Aécio vai repetir a estratégia nos próximos confrontos. "As pessoas são responsáveis tanto por suas ações quanto por suas inações". O festival de corrupções aconteceu nas barbas dela, resumiu o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG).


Fonte: 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


Pesquisa Istoé/Sensus: Aécio tem 17 pontos de vantagem sobre Dilma

ValorA pesquisa Istoé/Sensus sobre o segundo turno das eleições para a Presidência da República mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) com58,8% dos votos válidos e Dilma Rousseff (PT) com 41,2%. Uma diferença de 17,6 pontos percentuais. Divulgado ontem à noite, o levantamento foi realizado entre os dias 07 e 10 com 2 mil pessoas em 24 Estados e 136 municípios.

Segundo a pesquisa, o índice de eleitores que afirmam não votar em Dilma de forma alguma é de 46,3%. A rejeição de Aécio Neves é de 29,2%. Sobre o total dos votos, Aécio soma 52,4%, Dilma 36,7% e os indecisos, votos em branco e nulos são 11%. A margem de erro é de 2,2% e o índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral –BR-01076/2014

Fonte: Valor Econômico

Nossa Senhora Aparecida, mãe das crianças!

7º Dia da Novena Solene - Foto Thiago Leon

Feliz dia 12 de outubro, para todas as crianças e para todos nós, que amamos Nossa Senhora Aparecida!
Na verdade o dia das crianças é mais antigo que a comemoração da Padroeira do Brasil. Historicamente, a festa de Nossa Senhora Aparecida, desde 1930, quando foi proclamada a Padroeira do Brasil, era comemorada no dia 08 de setembro. Somente em 1980, com a visita do agora santo, o Papa João Paulo II é que passou a ser celebrada no dia 12 de outubro. Já o dia das crianças foi instituído na década de 1920, mas somente em 1960 passou a ter relevância de fato, com o forte apoio da indústria de brinquedos.

Mas o que importa é que hoje, a festa da Mãe de Jesus e a festa das crianças, amadas de Jesus, coincidem no um único dia, e assim, unidas, essas duas celebrações enobrecem ainda mais o dia 12 de outubro. A maternidade e a fecundidade são duas faces de uma mesmo realidade, a beleza incondicional da vida! Nada melhor do que pedir, nesse dia, que a Mãe Aparecida abençoe as crianças do Brasil, e porque não, pedir que ela nos abençoe, eternas crianças que somos diante de Deus Criador.

Nosso Salvador, Jesus Cristo, já dizia que para poder entrar no Reino de Deus era preciso ser igual uma criança. Jesus acolhia as crianças, as abençoava, trazia-as para o centro das conversas e a elas dava atenção especial. Ele sabia que a singeleza e pureza de uma criança é o reflexo do coração de Deus e que no olhar de uma criança podemos ver refletido o Céu. Esse amor pelas crianças Ele o deve ter recebido de sua mãe Maria, que como mestra e educadora, foi uma mãe zelosa e bondosa, e plantou em Jesus a consciência da sacralidade e dignidade de uma criança!

Gostaria de propor, nesse dia 12 de outubro, que você mamãe, papai, vovó, vovô, tio ou tia, padrinho ou madrinha, enfim, caso você tenha uma criança aí, pertinho de você, que você a consagre a Nossa Senhora Aparecida. Faça uma oração juntos, e mais do que brinquedos, ofereça amor, carinho, respeito. Ensine esta criança que está do seu lado a cultivar amor por Jesus e por Maria, plante nela a semente da fé e da religião! Ah, e se você mulher anseia pelo nascimento de uma criança, quer ter um bebê, e infelizmente tem tido dificuldades, peça a Nossa Senhora que ilumine te ilumine, e se for da vontade de Deus, o dom da maternidade será concedido! Peça a Mãe que o Filho atende!


Por Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inflação de Fortaleza sobe 0,6% em novembro e acumula alta de 4,45% neste ano

Os destaques foram Transportes e Alimentação e bebidas, grupos responsáveis pela maior variação no índice (Foto: Agencia Brasil) A capital c...