Suécia inova e cria 'barreira do álcool' para punir motoristas bêbados
Claudia Varejão Wallin, BBC Brasil
A polícia da Suécia inaugura formalmente, na semana que vem, um novo modelo para o controle da embriaguez no trânsito: barreiras eletrônicas móveis que testam, automaticamente, se o motorista está com o nível de álcool no sangue acima do limite permitido por lei.
As novas barreiras eletrônicas, que são transportáveis, se assemelham a cancelas de pedágio. Para que a cancela se abra e o motorista continue seu trajeto, ele é obrigado a soprar o bafômetro. Caso o condutor esteja com o nível de álcool no sangue (alcoolemia) acima do limite legal, a cancela permanece fechada ─ e a polícia entra em cena.
'Barreira do álcool' promete reduzir casos de motoristas dirigindo com nível de álcool acima do permitido - Foto: BBC
As denúncias de corrupção na Petrobras vão testar o seu alcance para a campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff nesta semana, depois que o ex-diretor de abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa, fez um acordo de delação premiada comprometendo dezenas de políticos ligados principalmente ao PT e PMDB.
Embora os detalhes das informações prestadas à Polícia Federal não sejam conhecidos, o vazamento de dados, que insinuam a ligação de nomes graúdos dos dois partidos com eventual esquema de propinas da estatal, reforça o manto da desconfiança sobre a gestão da Petrobras. Os adversários da presidenta procuram capitalizar o assunto para mostrar a ineficiência da gestão do governo Rousseff sobre a estatal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário