quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Câmara de Nova Russas realiza sessão solene em homenagem ao centenário de Zilmar Mendes Martins


Em sessão solene, presidida pela vereadora Socorrinha Holanda, os vereadores de Nova Russas farão homenagens a maior referência educacional e cultural novarussense Zilmar Mendes Martins. Neste ano, no mês de outubro no dia 26, se viva fosse completaria cem anos. Aproveitando o mês das festas de agosto, da padroeira N.S. das Graças e da sua devoção pela Santas antecipou-se as homenagens a escritora, educadora e primeira vereadora a tomar assento no poder legislativo local. A sessão começa às 10h da manhã e contará com significativa parcela da sociedade novarussense.

Confira abaixo referência do historiador Demétrio Aragão
Não podemos escrever a história de Nova Russas sem falar em Dona Zilmar, mulher inteligente, corajosa e altiva, educadora talentosa e poetisa iluminada, que dedicou a sua vida em prol da educação desta terra que ela enalteceu como ninguém.

Nascida em Tamboril, em 26/10/1914, filha de José Ribamar Mendes e Maria de Timbó Mendes, antes de completar um ano de vida veio residir em Nova Russas, terra que ela considerava o seu torrão natal. Não freqüentou universidades, era autodidata. Todavia, foi a mais laureada educadora de todos os tempos em Nova Russas.

Em 1931, freqüentou a escola do Juiz Aderbal Nunes Freire, onde se sobressaía como aluna brilhante e aplicada. Em 1934, iniciou uma escolinha com o nome de Escola Santa Teresinha, mais tarde, Educandário Nossa Senhora das Graças. Com competência e dedicação, ministrava o curso primário e preparava alunos para o exame de admissão. Ainda lecionou, por muitos anos, no Colégio Estadual Olegário Abreu Memória.

Em 1936, elegeu-se vereadora, sendo a primeira mulher a tomar assento na Câmara Municipal Novarussense. Casou-se, em 1940, com o médico, Dr. Osvaldo de Sousa Martins e tiveram os seguintes filhos: Paulo; Inês; Eugênio; Teófila; Mariazinha; Antônio Roberto; Sarah; Raquel e Ana.

Editou um livro de poesias, Nas plagas do Curtume, nele descreveu em prosa e versos a história de Nova Russas e de sua gente. Foi agraciada pela União Brasileira de Escritores, em 1994, com o título de honraria, pelo seu incansável labor intelectual.

Em 1995, recebeu a Medalha Monsenhor Leitão, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação desta terra. A maioria dos novarussenses que se destacou nas Letras, nas Armas, na Ciência, no Comércio, na Indústria e no Serviço Público tiveram como mestra, a nossa querida Dona Zilmar, pois 70 anos de sua existência foram dedicados ao magistério ativo.

Na noite de 17/11/2005 Dona Zilmar partiu para a vida eterna, deixando uma lacuna na cultura de Nova Russas e um vazio enorme nos corações de seus amigos, alunos e familiares...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fernando Santana retira candidatura à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará

  Deputado estadual Fernando Santana (PT). (Foto: Junior Pio/ Alece) O deputado estadual Fernando Santana (PT) anunciou a retirada de sua ca...