sábado, 20 de abril de 2013

NO CEARÁ, ÁGUA SERVIDA POR CARROS PIPA É CONTAMINADA


(Membro do Exército inspeciona caminhão-pipa usado para abastecer a cidade de Tauá)
 
Anunciada pelo governo federal como uma das principais ações de combate à seca no Nordeste, a água distribuída por carros-pipa está contaminada em alguns municípios, aponta estudo da Secretaria de Saúde do Ceará
Análise de amostras em 20 municípios do Estado detectou problemas nessa água em 13 cidades: presença de coliformes fecais ou nível de turbidez (resíduos) acima do normal, o que pode indicar a existência de protozoários prejudiciais à saúde.
Os 13 municípios, entre eles cidades maiores, como Crato e Tauá, somam cerca de 400 mil habitantes. Há cidades em que 100% das amostras estavam contaminadas, como Morada Nova e Potiretama (por coliformes) e Hidrolândia (turbidez).


A ingestão de água nessas condições pode provocar infecções que causam fortes diarreias e dores abdominais.
"Os moradores estão tendo dores de barriga, mas não sei se é por causa dos carros-pipa", afirmou a prefeita de Hidrolândia, Maria de Fátima Mourão (PSD).
O estudo foi finalizado em fevereiro. "É possível que esse quadro esteja se repetindo em outros municípios do Nordeste, já que as condições são semelhantes", disse Manoel Dias Neto, da Promoção e Proteção à Saúde do Ceará.
Em todo o Nordeste, 777 municípios estão recebendo água de carros-pipa por causa da seca. O Ministério da Integração Nacional coordena e o Exército executa a ação, com parceria da Defesa Civil dos Estados. O custo da ação é de R$ 71,5 milhões mensais.
Os carros-pipa são contratados pelo governo federal e captam água de estações de tratamento ou de outros mananciais. Neste segundo caso, a água tem que ser tratada antes de consumida.
Para o governo do Ceará, os problemas com a água têm ocorrido porque a captação é feita em poços superficiais, mais suscetíveis à contaminação. Uma carta será encaminhada ao governo federal pedindo a compra de estações móveis de tratamento.
Há 1.368 municípios nordestinos atingidos pela atual seca, considerada a pior dos últimos 50 anos. São 10 milhões de pessoas afetadas.
No Ceará, segundo a Saúde estadual, 128 municípios estão recebendo abastecimento por carro-pipa, mas só 20 cadastram as informações em um sistema de vigilância da qualidade da água. Por isso, a análise se restringiu às amostras dessas 20 cidades.
Das amostras analisadas, 25% tinham coliformes, e 22% tinham turbidez acima do valor permitido.

ÁGUA PARA SECA
26% das amostras apresentavam coliformes fecais
22% tinham turbidez (falta de transparência) acima do limite
Riscos para o consumo: beber essa água pode causar diarreia e dores abdominais
Cidades com problemas: Araripe, Capistrano, Caridade, Crato, Hidrolândia, Ipu, Jaguaretama, Morada Nova, Ocara, Parambu, Potiretama, Santana do Cariri, Tauá
Fonte: Secretaria de Saúde do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Padres da Diocese de Crateús têm nomes usados em golpes

Padres da região dos Sertões de Crateús, no Ceará, denunciam um esquema de golpes em que   criminosos se passam por clérigos para pedir dinh...