quinta-feira, 21 de março de 2013

Nova Russas continua sem defensor público

Há mais de dois anos, Nova Russas não tem defensor público e quem sofre as consequências é a população pobre, infelizmente a defensoria pública é o primo pobre do judiciário. Talvez seja por servir diretamente aos que mais precisam. O papel do defensor público não é só dar assistência judiciária. Ele tem de ser um transformador social, um instrumento de inclusão e de conscientização dos direitos de cada um. Seu papel é orientar e tentar a conciliação, não só provocar o Judiciário. Existe um estudo que diz que onde há defensoria pública, a criminalidade diminui e aumentam as soluções extrajudiciais de conflitos.

Faltam defensores públicos em 73% das comarcas do Ceará

O número, apontado pela presidente da ADPEC, mostra que o Estado está acima da média nacional em deficiência de defensoria pública.

A falta de defensores públicos no Brasil deixa a Justiça cada vez mais distante da população mais pobre. Quem não tem recursos precisa utilizar a defensoria pública. O quadro, porém, é caótico, e no Ceará não é diferente. Faltam defensores na maioria das comarcas do interior do Ceará. 
A constatação é da presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, Sandra Moura de Sá, que disse ainda ;
“O acesso á justiça é negado a maior parte da população, principalmente aqui no Ceará. Nós temos 73% das comarcas sem defensor público. Nós estamos acima da média nacional em deficiência de defensor público”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inflação de Fortaleza sobe 0,6% em novembro e acumula alta de 4,45% neste ano

Os destaques foram Transportes e Alimentação e bebidas, grupos responsáveis pela maior variação no índice (Foto: Agencia Brasil) A capital c...