domingo, 3 de fevereiro de 2013

O que esperar do Legislativo ?

Você também é responsável pelo comportamento do seu representante no parlamento.

No Brasil todo, ou seja, nos mais de 5.500 municípios brasileiros tivemos, na última sexta-feira, 1º de fevereiro, o reinício dos trabalhos legislativos ma grande maioria deles. Vamos deixar as exceções de fora desse texto, ok? Aqui em New Russas, por exemplo, as atividades só serão iniciadas no dia 18 de fevereiro, véspera do segundo salário dos ilustres edis.
Câmaras municipais renovadas, com presidentes “novos”, em outras nem tanto. A presença do prefeito (a) relatando suas dificuldades administrativas e/ou reforçando seus compromissos de campanha e, evidentemente, uma legião de interessados no desempenho parlamentar de cada integrante de nossos legislativos municipais.
 No entanto, toda essa movimentação e expectativa esbarra no comportamento subserviente da grande maioria dos componentes de nossas câmaras municipais.
A culpa é do vereador?
Não. A culpa é de todos nós. Quem não tem algum interesse para discutir cada vez que ver um vereador pela frente? Quem fica satisfeito de ter um vereador que ocupe apenas a tribuna e reclame das mazelas existentes em sua cidade? Quem não pede um favor ou um emprego ao vereador, se tiver a oportunidade?
Pois é, temos uma cultura de pedir benesses aos políticos mesmo quando se trata de direitos já líquidos e certos e até garantidos pela nossa constituição.
Portanto, os nossos legislativos não serão nem melhores nem piores do que os existentes até a última legislatura. Serão apenas os nossos legislativos de sempre. Claro, com raríssimas exceções.
Deveria haver uma ruptura do Legislativo e Executivo na formação da mesa diretora, só assim diminuiria a subserviência dos vereadores em troca de cargos e regalias para apenas dizerem amém aos ditames do chefe do executivo. Isso, eu sei e tenho plena consciência que é Utopia numa país em que a corrupção e os conchavos  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Padres da Diocese de Crateús têm nomes usados em golpes

Padres da região dos Sertões de Crateús, no Ceará, denunciam um esquema de golpes em que   criminosos se passam por clérigos para pedir dinh...