sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Por Gonzaga Mourão

A SECA NO NORDESTE (2012)




É muito preocupante a situação de calamidade a que se encontra todo o nordeste. Além da constante circulação de carros pipa e caminhões carregados de capim, cana ou mesmo bagaço de cana, agora a coisa começa a se agravar com a perspectiva de racionamento da água do SAAE.

Não temos notícias de nada oficial, mas já se fala no fornecimento apenas dia sim e dia não.

A incompetência da administração da autarquia, e do próprio poder executivo leva a crer que nada foi feito até o momento para fugirmos do fantasma das secas, como:

O aumento da capacidade de armazenamento do açude Farias de Sousa, a perfuração de poços profundos para auxiliarem no abastecimento, a construção de novos açudes, como o do rio Acaraú já tão propagado, ou até mesmo a utilização de açudes localizados nas proximidades da sede do município, poderia afastar esse problema que se agrava a cada dia.

É de cortar coração, o que se vê por todo o território cearense. No último domingo, constatamos com tristeza a bica do Ipú, sem água para banho. Seguimos até a barragem do Boi Morto, e o que vimos é uma cena por demais entristecedora.

 

 

Esta é a famosa barragem do Boi Morto, no município de Ubajara. Onde já foi alvo de grande movimento turístico, nada mais existe, a não ser o chão seco da barragem, os bares e restaurantes fechados, tudo em completo abandono.
 

É grande a semelhança deste local com as cidades fantasmas dos filmes de caw boi. Local totalmente abandonado sem nenhuma perspectiva de recuperação dos prejuízos sofridos até então. O mesmo está acontecendo com os fazendeiros que vêm seu rebanho morrendo e as carcaças tomando espaço nos pátios e nas estradas.

 

O poder público não pode se fugir da responsabilidade. Cidades turísticas dependem exclusivamente das visitas programadas pelos turistas que só vão onde há estrutura capaz de recebe-los. Para isso, é urgente a construção de reservatórios na retaguarda desses pontos turísticos, capazes de mantê-los em funcionamento mesmo nos anos de inverno  escasso ou de seca mesmocomo ocorre neste ano de 2012..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Padres da Diocese de Crateús têm nomes usados em golpes

Padres da região dos Sertões de Crateús, no Ceará, denunciam um esquema de golpes em que   criminosos se passam por clérigos para pedir dinh...